inicial Texto básico proposto à consideração dos moradores e suas lideranças
 Participantes
  Inscreva-se e participe você também

Abel Marcos

Albano Paz

Alex Monteiro


André Cespede

Betho Alves


Cristiane do Carmo Ferreira


Emilson Maciel Diniz Filho

Felippe Llerena

Gab Lopes

Gabriel Igor

Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira

Guilherme Goes


Joaquim Moura

José Roberto Paiva

Lucas Silveira de Moura


Lila Almendra Praça

Luis Armondi

Márcia Patrocínio

Maria Cristina Vidal

Mônica Barros de Figueiredo

Odilon de Barros Pinto Jr.

Paloma Careño

Renata Bolsoni Castilla

Rogério Vecchi

Sérgio Rosas

Ulisses de Freitas

Zeh Palma

Abel Marcos
Moro em Resende, mas frequento Visconde de Mauá desde 1985. Gostaria de ajudar a comunidade, pois gosto muito da terra...

Albano Paz
Desenvolvo o Projeto Social "Transformando Cidadãos" com base no Karatê-Do (na sede do Colégio Estadual Antônio Quirino, na vila de Visconde de Mauá) e também participo da Brigada Contra Incêndio Florestal (voluntária) do Alto do Rio Preto, do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Pedra Selada - PEPS, da Câmara Temática de Uso Publico do PEPS, do Conselho da Defesa Civil de Resende RJ e do Conselho de Turismo de Bocaina de Minas MG.

Alex Monteiro
Sou aposentado, frequentador da região de Visconde de Mauá há 53 anos e morador há 7. Temos um sítio no Vale das Flores, onde plantamos amora  orgânica, uma pousada e fábrica de bolos.
Atuo na área do ambientalismo desde a década de 1970. Participei da UMAPAZ, instituição educacional da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo entre os anos de 2006 e 2011.

André Cespede
Eu sou André Cespede, começamos um projeto social para retirada do lixo das matas e cidade, principalmente trabalhar a conscientização da população em geral, inclusive jovens e crianças.

Betho Alves
Recém chegado em Visconde de Mauá, está realizando o sonho de morar perto da natureza. Publicitário, junto com sua esposa é Sócio-fundador da Frontera, agência de comunicação que tem como propósito dar voz para negócios locais e projetos que visam melhorar a região e a nossa comunidade.

Cristiane do Carmo Ferreira
Eu sou moradora desde dezembro de 2011. Em 2012 iniciei minha participação, como voluntária, na área de saneamento, diretamente com resíduos sólidos, tratamento de efluentes e água. E, como professora da Escola da Maromba, participei em 2013, 2014 e 2015 do Projeto SEMAM - Semana do Meio Ambiente na Mantiqueira - em parceria com o PEPS - Parque Estadual da Pedara Selada. Em 2019, no PEPS, participei da CTEA - Câmara Técnica de Educação Ambiental - como palestrante sobre o Tema "Logística Reversa".

Emilson Maciel Diniz Filho - conselheiro fiscal suplente
Engenheiro florestal, nascido no Rio de Janeiro e de família local, mudou-se em 2009 para a antiga fazenda dos avós paternos, localizado na vila de Rio Preto, onde desde então produz mudas de árvores de espécies nativas (Viveiro Pedra Selada). Atua na elaboração e execução de projetos ambientais/florestais, possuindo experiência em reflorestamento de espécies nativas (restauração florestal) e prestação de consultoria rural/ambiental para pequenas propriedades.
Olivicultor e piscicultor, também é membro de algumas associações locais (APROVIM e AMOLIVA) e estadual (ProMudasRio).

Felippe Llerena - conselheiro fiscal suplente
Desde 1985, quando minha familia chegou ao Vale da Grama, vimos participando de forma atuante na região. MiInha mãe Beatriz foi umas das fundadoras da ACVM, promoveu o primeiro Festival Gastronômico, participou também da produção das primeiras Festas do PInhão (sim, tudo mudou e não é mais como era, bucólico e romântico). Meu pai Juan foi quem criou a Corporação Musical de Visconde de Mauá, trazendo instrumentos musicais e professores para capacitar os jovens locais, e viabilizou a criação e existência do nosso Centro Cultural.  Atualmente sou administrador da Aldeia dos Imigrantes, na Vila, e atuo no que for possível nas produções e atividades culturais na regiao.

Gab Lopes
Apaixonada por Visconde de Mauá desde a sua primeira visita à região, decidiu mudar completamente de vida em 2021, trocando a cidade pelas montanhas, em busca de uma vida mais simples e de uma maior proximidade com a natureza e os bichos. Formada em Comunicação Social, com MBA em Negócios Digitais pela USP, é sócia-fundadora da Frontera, Agência de Comunicação, junto com seu marido Betho.

Gabriel Igor
Sou estudante do Colégio Estadual Antônio Quirino e faço parte de projetos de educação física e ambiental, tais como o Karate Do Seigokan, Baguá Kung Fu e Soul de Gaia, além de prezar muito a natureza e gostar de ajudar com tudo que eu for capaz.

Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira - conselheiro fiscal
Além de amante das belezas naturais da região de Visconde de Mauá, sou professor do Instituto de Química da UFRJ onde leciono atualmente Termodinâmica Clássica para os cursos de Engenharia Química e Química de Alimentos.
Ocupo também a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química onde meus principais interesses de investigação são a utilização dos espaços não formais, a motivação para aprender e a autorregulação da aprendizagem.
Minha colaboração no grupo será mais efetiva principalmente no que se refere ao item 4 da prioridades e atividades  - Educação socioambiental e desenvolvimento juvenil – área que possui pontos em comum com minha atividade de pesquisa.
Mais sobre Guilherme

Guiherme Goes
Músico e produtor cultural. Tenho como objetivo ajudar no movimento cultural da região.

Joaquim Moura - primeiro-secretário
... é servidor público federal aposentado, e vive na vila de Visconde de Mauá desde 2002. Desde 1978 se esforça para trazer as questões socioambientais e culturais para o centro de nossas preocupações.
Esta página reúne exemplos das suas iniciativas desde o final da década de 1970;

Ao lado, praticando 'Tummo', a ancestral meditação tibetana...


José Roberto Paiva - segundo-tesoureiro
... é professor de Física, mora em Engenheiro Passos, Resende, e tem muitos anos de experiência inclusive internacional e no movimento ambientalista.
Essa página reúne exemplos de seus textos sobre ambiente e a região.

Lucas Silveira de Moura - primeiro-tesoureiro
Recém formado em ciências da computação pela USP - São Carlos, atuo profissionalmente como programador, especificamente na área de ciência de dados. Sou morador de Visconde de Mauá desde os 5 anos de idade, deixando-a apenas para cursar a faculdade e iniciar minha carreira.

Luis Armondi - presidente
Sou Luís Armondi, Engenheiro Agrônomo, nascido em Resende com raizes familiares em Mauá, contribuo voluntariamente com o projeto Visconde de Mauá Limpa e Linda que trata dos resíduos orgânicos da comunidade.

Márcia Patrocínio - vice-presidente
Márcia, mineira, arte-educadora, vive em Visconde de Mauá desde 2002. Há 18 anos criou o Centro Cultural Visconde de Mauá que não para de criar iniciativas para promover a cultura na região e privilegiar os criadores locais e as crianças, com certeza...
Em 2003 criou - e rege desde então - o Coral do Visconde, 100% dedicado ao cultivo e à difusão da música brasileira e internacional, atual e histórica.


Maria Cristina Vidal - conselheira fiscal
Sou aposentada e amante de Mauá, onde tenho um cantinho desde 1992. Nele, meu marido e eu, com muito respeito, reverenciamos a natureza e os habitantes locais. Sou aposentada e me proponho a participar dentro de minhas possibilidades.

Mônica Barros de Figueiredo - segunda-secretária
Carioca, adotou com o marido um cantinho no Vale do Pavão desde 2015, quando escolheu a região como plano para morar após a aposentadoria. Desde 2020 antecipou os planos com a possibilidade do trabalho em Home Office. Formada em Tecnologia da Informação, pós graduada em Administração e especializada em Gestão de Projetos, atua em Operações no Mercado Financeiro em São Paulo. Busca ser uma cidadã consciente, quer contribuir para proteger a natureza e encontrar formas para desenvolvimento sustentável.

Odilon de Barros Pinto Jr.
Aposentado, 64 anos, administrador com pós em responsabilidade social e terceiro setor pela UFRJ e gestão pelo IBMEC, proprietário de pousada e participante de grupos de interesses e defesa da região!

Paloma Merces Carreño - conselheira fiscal suplente
Tenho grande carinho e expectativas sobre o futuro de MAUÁ e do mundo.
Sou geógrafa de formação e atuo como professora no Colégio Estadual Antonio Quirino.

Renata Bolsoni Castilla
Terapeuta energética. Frequento a região desde a barriga, meus avós viviam na região desde 1964. Vim morar com meu companheiro e filhos no início de 2020 e sempre amei muito a região. Sou produtora cultural e atuo com círculos de mulheres e de desenvolvimento de consciência!

Rogério Vecchi...
... é agricultor familiar, apicultor,  meliponicultor, gestor ambiental e consultor em projetos de agricultura orgânica e plantio de água. Residimos em Soledade de Minas em pequeno sítio em regeneração ecológica. Fazemos feiras livres e integramos a rede OPAC orgânico sul de Minas, organização participativa de certificação de conformidade orgânica.

Sergio Rosas - conselheiro fiscal
Sou formado em Engenharia Agronômica, residente em Vsconde de Mauá a partir de 2020 e retornando ao RJ após 30 anos morando na região norte. Trabalhei nos últimos anos em empresas de mineração e engenharia, onde ocupei diversas posições de gestão, passando por Suprimentos, Engenharia, Qualidade e Meio Ambientes.  Tenho MBA em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e curso de especialização em Comércio Exterior. Não estou aposentado e tenho objetivo de contribuir com a evolução de todos inclusive a minha própria.

Ulisses de Freitas
Presidente do Grupo de Extensão Multidisciplinar de Auxílio à Comunidade - GEMAC (ONG com sede em São Paulo), é morador, músico e empresário cultural na região há quase 40 anos.

Zeh Palma
Carioca, 37 anos, designer de produto, experiência com marcenaria, atualmente sou fotógrafo e cinegrafista.
Morei em Mauá de 2016 a 2021, voltei pro Rio de Janeiro em março de 2021, porém tenho um carinho especial pela Montanha e amigos, tive um contato mais próximo com a natureza e as infinitas possibilidades de mudança social, ambiental, etc.
Pensar e agir local, com UNIÃO poderemos ver mudanças e quem sabe replicar projetos!
Salve a Natureza!
Instagram: https://www.instagram.com/zepalma/
site: https://www.zepalma.com/

Evoluir para não involuir